Em 27/05 aconteceu a parada pedagógica nas creches Lar de Crianças Anandamarga:
- unidades Jd. Guarani e Jd. Peri Alto;
- e CCA – Centro de Crianças e Adolescentes.
Assim como no mês anterior, o trabalho foi realizado em cada unidade e a equipe do CCA junto com a unidade Jd. Peri Alto.
Em ambas, propus a mesma atividade por considerá-la ampla e abarcar diferentes aspectos de uma mesma realidade, neste caso, o cotidiano do trabalho realizado pelas educadoras.
Dinâmica: Sacola Surpresa
Utilizei uma dinâmica na qual consistiu ter uma sacola com objetos, os quais as educadoras não sabiam o que havia na sacola e de olhos fechados escolher um.
As reações foram diversas, desde medo em pegar / encontrar um bicho até confiar que eu não faria isto.
A partir das reações abrimos para conversar a respeito do que esta atividade tinha haver com a realidade delas.
E em ambos, surgiu o fator surpresa, o inesperado, a expectativa do que encontrariam, a flexibilidade e abertura para lidar com situações adversas.
Em uma das unidades surgiu o desgaste do improviso tornar-se rotina; e, uma coisa é estar aberta para o diferente na teoria e nem sempre isto acontece na prática.
Também relacionaram com a expectativa das crianças quando é proposto algo novo.
Surgiu ainda questões sobre apego por parte da equipe para com as crianças e cada uma pode expressar jeitos diferentes para lidar com a mesma situação – algumas de forma mais emotiva e outras mais racionais.
Na outra, surgiu a dificuldade das crianças manterem os olhos fechados para fazer o circulo do amor e a dificuldade que elas próprias tiveram para permanecerem com os olhos fechados.
Abordei o porquê da necessidade das crianças abrirem os olhos e no caso das educadoras este fato estar mais voltado para as experiências de cada uma e como lidam com a vida.
Também trabalhamos como lidar com crianças especiais e contextualizá-las – inclui-las realmente e, crianças com dificuldade para aceitar o alimento oferecido pela creche.
Diferentes Possibilidades:
É interessante perceber que uma mesma atividade, no mesmo contexto, mas com pessoas diferentes abrem um leque de assuntos para serem trabalhados.
Acredito que isto aconteça porque a dinâmica é apenas um meio para suscitar conteúdos que estão latentes e precisam ser refletidos, gerando aprendizado e crescimento profissional e pessoal.
Também foi possível perceber que apesar da distinção dos temas abordados e da diversidade, no final da atividade estávamos conversando sobre a temática da dinâmica inicial e tudo o que já havia sido colocado estava, de alguma forma, relacionado.
Assim como as educadoras lidam com situações adversas no cotidiano escolar, o mesmo acontece comigo cada vez que vou realizar este trabalho.
Pois levo alguma dinâmica para iniciar as reflexões, mas nunca sei e nem tenho como prever qual é o rumo que a discussão irá tomar.
Mas sei que estar aberta para receber as falas, o compartilhar das experiências é sempre enriquecedor para mim enquanto profissional e principalmente enquanto ser humano em evolução.
É a possibilidade de estar de corpo e alma presente com a equipe que gera o meu aprendizado e o acolhimento para tudo o que surge.
Até a próxima!
Olá Marcela,
Faço parte da equipe da creche do Jardim Guarani. Parabéns pelo seu blog, tem coisas muito bacanas. Gostaria muito de lhe agradecer por ir nos visitar e nos dar tantas dicas legais. Até a próxima parada ! Já está chegando !!!!
Beijos e abraços
Olá Marcela,
Faço parte da equipe da creche do Jardim Guarani. Parabéns pelo seu site, tem coisas muito bacanas. Gostaria muito de lhe agradecer por ir nos visitar e nos dar tantas dicas legais. Até a próxima parada ! Já está chegando !!!!
Beijos e abraços
Oi Diana,
quanta alegria em receber seu comentário! O conhecimento só tem valor quando compartilhado e colocado em ação, visando o bem maior que o próprio. Eu também agradeço a oportunidade de trabalhar com você e as demais educadoras. Quando vou embora de cada parada pedagógica, sinto que saí modificada, que aprendi algo novo nesta minha jornada.
beijos,