Skip to main content
parada pedagógica

Parada Pedagógica: terceiro encontro

Em 27/05 aconteceu a parada pedagógica nas creches Lar de Crianças Anandamarga:

  • unidades Jd. Guarani e Jd. Peri Alto;
  • e CCA – Centro de Crianças e Adolescentes.

Assim como no mês anterior, o trabalho foi realizado em cada unidade e a equipe do CCA junto com a unidade Jd. Peri Alto.

Em ambas, propus a mesma atividade por considerá-la ampla e abarcar diferentes aspectos de uma mesma realidade, neste caso, o cotidiano do trabalho realizado pelas educadoras.

Dinâmica: Sacola Surpresa

Utilizei uma dinâmica na qual consistiu ter uma sacola com objetos, os quais as educadoras não sabiam o que havia na sacola e de olhos fechados escolher um.

As reações foram diversas, desde medo em pegar / encontrar um bicho até confiar que eu não faria isto.

A partir das reações abrimos para conversar a respeito do que esta atividade tinha haver com a realidade delas.

E em ambos, surgiu o fator surpresa, o inesperado, a expectativa do que encontrariam, a flexibilidade e abertura para lidar com situações adversas.

Em uma das unidades surgiu o desgaste do improviso tornar-se rotina; e, uma coisa é estar aberta para o diferente na teoria e nem sempre isto acontece na prática.

Também relacionaram com a expectativa das crianças quando é proposto algo novo.

Surgiu ainda questões sobre apego por parte da equipe para com as crianças e cada uma pode expressar jeitos diferentes para lidar com a mesma situação – algumas de forma mais emotiva e outras mais racionais.

Na outra, surgiu a dificuldade das crianças manterem os olhos fechados para fazer o circulo do amor e a dificuldade que elas próprias tiveram para permanecerem com os olhos fechados.

Abordei o porquê da necessidade das crianças abrirem os olhos e no caso das educadoras este fato estar mais voltado para as experiências de cada uma e como lidam com a vida.

Também trabalhamos como lidar com crianças especiais e contextualizá-las – inclui-las realmente e, crianças com dificuldade para aceitar o alimento oferecido pela creche.

Diferentes Possibilidades:

É interessante perceber que uma mesma atividade, no mesmo contexto, mas com pessoas diferentes abrem um leque de assuntos para serem trabalhados.

Acredito que isto aconteça porque a dinâmica é apenas um meio para suscitar conteúdos que estão latentes e precisam ser refletidos,  gerando aprendizado e crescimento profissional e pessoal.

Também foi possível perceber que apesar da distinção dos temas abordados e da diversidade, no final da atividade estávamos conversando sobre a temática da dinâmica inicial e tudo o que já havia sido colocado estava, de alguma forma, relacionado.

Assim como as educadoras lidam com situações adversas no cotidiano escolar, o mesmo acontece comigo cada vez que vou realizar este trabalho.

Pois levo alguma dinâmica para iniciar as reflexões, mas nunca sei e nem tenho como prever qual é o rumo que a discussão irá tomar.

Mas sei que estar aberta para receber as falas, o compartilhar das experiências é sempre enriquecedor para mim enquanto profissional e principalmente enquanto ser humano em evolução.

É a possibilidade de estar de corpo e alma presente com a equipe que gera o meu aprendizado e o acolhimento para tudo o que surge.

Até a próxima!

 

3 thoughts to “Parada Pedagógica: terceiro encontro”

  1. Olá Marcela,
    Faço parte da equipe da creche do Jardim Guarani. Parabéns pelo seu blog, tem coisas muito bacanas. Gostaria muito de lhe agradecer por ir nos visitar e nos dar tantas dicas legais. Até a próxima parada ! Já está chegando !!!!
    Beijos e abraços

  2. Olá Marcela,
    Faço parte da equipe da creche do Jardim Guarani. Parabéns pelo seu site, tem coisas muito bacanas. Gostaria muito de lhe agradecer por ir nos visitar e nos dar tantas dicas legais. Até a próxima parada ! Já está chegando !!!!
    Beijos e abraços

    1. Oi Diana,

      quanta alegria em receber seu comentário! O conhecimento só tem valor quando compartilhado e colocado em ação, visando o bem maior que o próprio. Eu também agradeço a oportunidade de trabalhar com você e as demais educadoras. Quando vou embora de cada parada pedagógica, sinto que saí modificada, que aprendi algo novo nesta minha jornada.
      beijos,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *