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As Crianças são como Bolas de Ginástica

Naquele momento, da aula de pilates, minha atenção se voltou para os gestos e atitudes da minha filha brincando com a bola.

Percebi que tal pensamento que ecoou em meu ser era de grande valia para compreender as crianças.

Para quem tem ou já teve a oportunidade de praticar o pilates, provavelmente já ouviu algo do tipo:

“a bola te retorna conforme o que você dá para ela”.

Realmente se nossa postura, posicionamento na bola é brusco, a tendência é recebermos de volta tal e qual.

Isto é uma lei da física: para toda ação, há sempre uma reação oposta e de igual intensidade.

Porém, se somos mais sutis e delicados, a bola responderá igualmente e ainda nos acolhe com receptividade.

Para quem tem a possibilidade de acompanhar de perto o crescimento e o desenvolvimento de uma criança, talvez consiga perceber o que estou dizendo.

Por mais que muitos não tenham consciência disto, a criança é o reflexo de seu ambiente.

Num primeiro momento, a criança é o reflexo do ambiente familiar, que se desdobrará nos outros  ambientes pelos quais ela transitará.

O lar é o local que primordialmente a insere na sociedade, que a coloca em contato com outras pessoas.

É onde a criança irá aprender a se relacionar.

Inicialmente, o modo como à criança irá se relacionar no e com o mundo está diretamente ligado à imitação de seus pais. Ela ainda não tem discernimento para agir diferente.

Conforme vai crescendo, além da imitação a criança começa a desenvolver suas próprias características e sua personalidade, com base no vinculo estabelecido com os pais.

Por exemplo, se pensarmos numa família superprotetora que vê e mostra perigo em tudo para a criança, a tendência é de que a mesma acredite que o mundo é um lugar inseguro e mal.

Por outro lado, se a família permite que a criança explore as situações cotidianas com equilíbrio e bom senso, esta se sentirá mais segura e independente nos outros ambientes.

Contudo, toda família tem sua própria dinâmica, ou seja, tem suas próprias características e a criança tende a seguir o mesmo padrão de funcionamento, pois é inerente ao desenvolvimento humano o sentimento de pertencimento ao grupo.

Portanto, se desejamos que nossos pequenos tenham respostas diferentes, isto é, mudem seu comportamento, precisamos também alterar os estímulos que estamos oferecendo para esta criança.

A transformação precisa ocorrer simultaneamente entre pais e filhos.

Educação é uma arte, educar uma criança então, uma verdadeira obra-prima!

Há mais de 100 anos os psicólogos vêm estudando o desenvolvimento humano, sendo um excelente parceiro para indicar como agir em cada fase de desenvolvimento da criança.

Lembrem-se de que o melhor exemplo é a atitude!

Podemos dizer uma coisa e nosso corpo expressar outra completamente diferente, contudo nosso cérebro irá apreender a linguagem corporal.

Portanto, quem acredita e usa aquele velho ditado popular: “faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço”, talvez esteja na hora de repensar o seu conceito de vida e de educação.

A ciência não é exata, está sempre evoluindo, mas vale a pena pedir consultar um profissional para se informar sobre o desenvolvimento infantil e as mudanças que ocorrem à medida que a criança vai crescendo para educa-la da melhor forma.

3 thoughts to “As Crianças são como Bolas de Ginástica”

  1. Marcela ! Minha Querida Amiga! Sensacional sua colocação neste texto “As crianças são como bolas de Ginástica”. Parabéns! que o seu Ser sensivel e sutil possa estar sempre se manifestando através das palavras. E assim vc possa ajudar a todos que cruzam seu caminho em busca de luz e orientação.

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